Camila Olsen – nascimento de Leonora
Para o grupo (e especialmente para Dr. Marcos e todas que me responderam)<
Depois da resposta do Dr. Marcos Tadeu Garcia, fiz uma longa caminhada de uma hora e meia. No mesmo dia, meus pais chegaram do Rio e minha mãe me fez uma massagem chinesa nos pés para o bebê encaixar, conforme ela tinha visto o Globo Repórter (!). Ainda neste dia, tive uma conversa de mais de uma hora com minha prima, que é neonatologista, que me deu força e conforto. Não sei se foi por estes eventos ou se a Leonora decidiu, mas o tampão saiu, a bolsa rompeu e as contrações começaram naquela mesma madrugada (2ª para 3ª)!
Chegando ao médico, as contrações ainda estavam não ritmadas, mas ele detectou um pouco de sangramento e ficou preocupado. Apesar de 1cm de dilatação, ele disse que a cabeça da criança estava muito alta e que, durante o exame que ele estava fazendo, ela virou o dorso para a direita. Ou seja, ele não estava levando fé no parto normal. Fiquei quieta e mantive a confiança na minha filha, que até então tinha me dado uma gravidez tão descomplicada que ninguém acreditava.
No hospital, ele decidiu me dar ocitocina para ritmar as contrações. O sangramento foi apenas do colo do útero, a placenta estava ok. Fiquei com medo de a ocitocina me dar contrações insuportáveis, pois já tinha ouvido histórias ruins. Os enfermeiros estouraram 2 veias minhas para colocar o soro, foi uma das coisas que mais doeu no parto! As contrações vieram fortes e uma hora após a aplicação do hormônio, a dilatação já era de 7cm. Só aí o médico se animou e viu que daria para ser normal.
Claro que doeu muito e gritei feito uma louca, mas engraçado, não foi uma dor insuportável, era uma dor que eu esperava, pensei que seria muito pior do que foi. Quando na sala de parto me disseram que já estava coroando e que eu teria que fazer uma força enorme, achei que não teria força para tal, mas foi bem menos pior que o imaginado.
No final, não foi um parto sem intervenções, pois teve ocitocina e episio, mas saí muito satisfeita assim mesmo, com um parto normal que durou 8 horas. Tudo isto foi ontem, já estou em casa, com um bebê perfeito. Até o meu marido, que tem medo de sangue e dor, foi jóia, me acompanhou o tempo todo e ganhou coragem para ver o bebê nascer. Ou seja, estamos os três em casa, felizes e assustados com a nova vida.